Novidades Ford

Luzes no painel: você sabe o que elas significam?

Na hora de escolher um carro novo, um dos itens que mais chamam a atenção é o painel, com sua infinidade de instrumentos e sinalizadores. Quanto mais luzes no painel e recursos aparecem ali, mais temos a sensação de que estamos adquirindo um carro completo, com tecnologia de ponta. Mas, na prática, nem sempre sabemos o que significa cada luz indicadora no painel do carro. Sendo assim, quando uma delas aparece, não sabemos como proceder e a quem recorrer. A seguir, você vai entender um pouco mais sobre a utilidade e os sinais que as luzes do painel emitem ao motorista.

Padrão de segurança

O design das luzes, suas cores e significados, seguem um padrão para todas as marcas de veículos. Assim, qualquer que seja o modelo do seu carro, os sinais sempre indicarão a mesma mensagem. Essa é uma forma para que todos os motoristas e mecânicos tenham clareza sobre o que o carro está “comunicando” ao usuário naquele momento. Por padrão, os indicadores se dividem em luzes informativas, de advertência e de perigo, apresentadas sempre nas cores verde, amarela e vermelha, respectivamente.

Luzes verdes no painel

As luzes verdes são indicadoras do uso de algum instrumento do veículo. Quando você acende o farol ou utiliza a seta, por exemplo, a indicação dessa atividade aparece em verde no painel. Elas são apenas informativas de ações que o motorista, voluntariamente, toma durante a direção.

Luzes amarelas ou laranjas

Esses sinais alertam para uma situação que pode representar algum dano ou uma ocorrência atípica no veículo. Nesses casos, é importante ficar atento e procurar um mecânico especializado o mais rapidamente possível.

Luzes vermelhas no painel

Essas alertam para um perigo iminente no veículo. Geralmente, uma séria falha no motor ou em algum recurso elétrico ou, ainda, alguma norma de segurança importante que não está sendo cumprida — como a falta do uso de cinto de segurança ou portas abertas.

A recomendação, quando uma luz vermelha acende, é não continuar o percurso e tomar a medida necessária para sanar o alerta. Em casos em que a luz aponta falha mecânica ou elétrica, você deve acionar imediatamente um serviço especializado, apto a diagnosticar e resolver qualquer falha no veículo. Se o sinal for de porta-malas aberto, por exemplo, basta fechar a porta e seguir o seu trajeto normalmente.

 

Sempre que algum indicador aparece no painel do seu carro, é necessário ficar atento à repetição desse sinal. Procurar um serviço de assistência com profissionais treinados e capacitados pode fazer toda a diferença na solução dos problemas no seu veículo. Na oficina da Disbauto, nossa equipe está sempre pronta para atender à sua solicitação e agir de forma preventiva para evitar danos maiores ao motor e à vida útil do seu carro. Agende um horário conosco e deixe que nossos profissionais cuidem de cada detalhe para que seu veículo continue rodando com segurança e alto desempenho.





Contatos

(14) 3233-3333 - (14) 99626-9591
disbauto@disbauto.com.br
Av. Nuno de Assis, 8-60 - Vila Seabra Bauru - São Paulo
Novo Disbauto © 2019 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem